Quando você pensa em SEO , a primeira coisa que provavelmente vem à mente são as práticas de otimização de mecanismo de busca (SEO) do Google. A prática de Search Engine Optimization do Google não é novidade - existe há tanto tempo quanto o próprio mecanismo de pesquisa.


No entanto, a web evoluiu consideravelmente nos últimos anos. O Google fez ainda mais melhorias no que seu algoritmo considera 'significativo' para um determinado resultado de pesquisa. Isso tem implicações tanto para o SEO quanto para o marketing empresarial.

Semântica O SEO melhora organicamente a experiência do usuário e a confiança online, rebaixando clickbait e resultados irrelevantes. Ele faz isso ao mesmo tempo em que aumenta os resultados de pesquisa amigáveis ​​com metadados mais precisos. Hoje, seus algoritmos de processamento de linguagem natural podem detectar intenções em páginas da Web em vez de palavras-chave.


  • Como isso vai mudar a estratégia de SEO da sua empresa? 
  • A semântica é realmente o futuro do SEO? 

Vamos dar uma olhada no que sabemos até agora sobre esse processo de SEO.


O que é SEO Semântico?

SEO semântico é a internet da semântica. Ele prioriza o conteúdo de formato longo e é orientado ao tópico, e não à palavra-chave. A web semântica fornece uma maneira mais natural para os usuários navegarem pelas informações. Ele permite pesquisas de palavras-chave, frases vinculadas e encontrar conteúdo relevante.



SEO tem sido interessante em semântica porque pode impactar o sucesso de uma estratégia de marketing online. A prática se tornou tão importante que foi oficialmente reconhecida pelo Google como uma “prática de SEO” em sua nova política de “Anúncios semânticos” .


Em 2017, o Google reclassificou sua correspondência de palavras-chave da categoria sintática para semântica .


Tanto a pesquisa de palavras-chave quanto a criação de conteúdo são partes incrivelmente importantes do SEO. Mas, pode-se exagerar no primeiro e ficar com um site meio enfadonho e sem foco. Como resultado, as técnicas tradicionais de SEO geralmente falham diante de abordagens mais estratégicas e criativas que aproveitam o poder da web semântica.


O SEO baseado em palavras-chave tenta atrair apenas visitantes que procuram termos ou categorias específicas. O SEO semântico vai além de simplesmente aumentar o tamanho do nome de domínio, o público-alvo e o tema. Ele garante que cada página forneça conteúdo relevante. Ele prioriza o aprimoramento da experiência do usuário em vez de conduzi-lo a uma toca de coelho exausta de sites clickbait não relacionados.



A relação entre SEO semântico e construção de links

Por meio de táticas de SEO, a criação de links é um fator importante na classificação da página da web do Google. Os proprietários de empresas podem melhorar a classificação de seus sites priorizando backlinks de alta qualidade em suas páginas de negócios.



Enquanto o link building se concentra na obtenção de links de alta autoridade, o SEO semântico se concentra na interpretação de palavras como um cluster. Isso significa que a semântica vai além das palavras-chave, mas da intenção do conteúdo.


A intenção é responder a todas as perguntas sobre um tópico, em vez de focar em uma palavra-chave. Por exemplo; "O que é SEO técnico?" Se o artigo se concentrasse na definição e nos prós e contras, responderia a todas as perguntas relacionadas na mente do usuário.


O SEO semântico combinado com os benefícios do link building é visto como uma estratégia dupla no futuro do SEO. Dado que o Google valida essas duas como métricas poderosas para uma classificação alta nas SERPs.


Questões semânticas em SEO

Embora essenciais, as melhores práticas de SEO são apenas uma pequena parte do quebra-cabeça sobre como aumentar a classificação do seu site no Google. O uso das ferramentas à sua disposição é o que realmente importa.



Suas palavras-chave são uma ferramenta favorita. A pesquisa de palavras-chave é o processo de identificação das palavras e frases que serão mais úteis para o SEO do seu site. É crucial para o sucesso de qualquer campanha de SEO.


A pesquisa de palavras-chave tem sido uma parte valiosa do SEO, mas muitos perderam de vista seu objetivo principal ao longo dos anos. Palavras-chave podem ser uma ótima maneira de direcionar tráfego para seu site, mas os usuários devem ser capazes de encontrar o que procuram.



Se os usuários não encontrarem o que procuram, é porque suas palavras-chave não são relevantes para o que procuram. Como consequência, eles não vão te encontrar.



Para aumentar a probabilidade de os usuários encontrarem o que procuram, verifique se o conteúdo que estão lendo é relevante para o que estão procurando. É aqui que entra o poder da web semântica.



Com a web semântica, qualquer página da web pode ter um impacto na experiência do público - positivo ou negativo. Seu impacto depende da criação de uma descrição rica e detalhada de seus produtos ou serviços. Com isso, você pode vincular a qualidade semântica do conteúdo à classificação do seu site no Google.


A Web Semântica: explicada em 3 etapas

A web semântica também é chamada de Linked Open Data entre alguns outros nomes. Com isso, o mecanismo de busca tornou-se menos dependente da pesquisa de palavras-chave. Em vez disso, tornou-se mais dependente da qualidade do conteúdo que estava fornecendo resultados.


  1. O primeiro passo em direção à web semântica é a descoberta de conteúdo. Este é o processo de identificação dos tópicos e conceitos que compõem o seu conteúdo. Envolve o conteúdo mais relevante para o seu público e como você garante que seja fácil de encontrar.
  2. Depois, você pode procurar palavras-chave e termos relacionados a esses tópicos. A descoberta de palavras-chave é o processo de encontrar novas palavras-chave que funcionarão bem para o seu site.
  3. A terceira etapa é vincular seu conteúdo a outros sites. Ao criar links para o seu conteúdo de outros sites, você está essencialmente dizendo: "Aqui está o que penso sobre este tópico, então, por favor, você poderia me dar um impulso nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa também?"


Ao criar links para outros sites com conteúdo semelhante, você também está informando ao Google que esses outros sites também pensam sobre esses tópicos de maneira semelhante.


O que vem a seguir para SEO? Veja as tendências de hoje e o futuro do SEO

Como a web semântica continua a crescer em popularidade e uso, o futuro do SEO continuará a melhorar os resultados. Terá um impacto crescente na maneira como os sites são rastreados, indexados e pesquisados.


Com o tempo, isso terá um efeito de longo alcance na maneira como os sites são criados e encontrados. Para se preparar para isso, é importante ser consultivo e estar atento ao impacto de suas escolhas. Há potencial para a web semântica mudar a forma como encontramos e nos relacionamos com os sites.


É importante lembrar que esta é uma tecnologia relativamente nova e em desenvolvimento. A web semântica promete ampliar nosso conhecimento sobre a internet. Mas também promete um mundo de oportunidades para profissionais de marketing e blogueiros. É para quem deseja aproveitar o poder desse crescente consórcio de Internet.


Como alcançar o SEO semântico?

Para alcançar o SEO semântico, seu foco deve estar em aumentar a qualidade do seu conteúdo. Ao analisar o tráfego do seu site, você pode identificar quais páginas e conteúdos funcionam melhor. E quais devem ser eliminados em favor de versões novas e aprimoradas do mesmo conteúdo.



Com alguns ajustes, seu conteúdo pode ser reorganizado, formatado e reposicionado para alcançar uma classificação muito mais alta no Google. Posteriormente, seus esforços serão recompensados ​​com maior tráfego e mais conversões.


Aqui estão 5 dicas para melhorar a qualidade do seu conteúdo:


  1. Conheça o seu público-alvo. Pesquise-os e escreva de acordo.
  2. Conheça o seu tópico e invista em possuir esse tópico o máximo que puder.
  3. Faça backup de seu conteúdo com dados verificáveis. Isso ajuda a aumentar sua credibilidade e deixa seu público confortável com sua escrita.
  4. Use exemplos e recursos visuais quando puder. Ter bons exemplos é fundamental em um artigo. Dependendo do artigo que você está desenvolvendo, você pode incluir recursos visuais também.
  5. Edite e revise com destreza. Seu melhor trabalho pode se tornar uma zona sem leitura se você não levar a edição a sério. Erros gramaticais podem reduzir o peso do seu conteúdo. Revise para corrigi-lo.


Quais são os benefícios do SEO semântico para o meu negócio?

O SEO semântico é uma importante estratégia de marketing. Quando feito corretamente, as recompensas são enormes. Listados abaixo estão os 5 principais benefícios do uso de SEO semântico:


1. SEO semântico melhora a experiência de pesquisa do usuário

O SEO semântico prioriza uma visão ampla do tópico. A intenção é fornecer a todas as consultas de pesquisa um conteúdo que responda com precisão às suas consultas. Isso melhora a experiência do usuário, bem como coloca seu conteúdo em uma luz melhor.


2. Ajuda o Google a classificar o conteúdo do seu site

Se o conteúdo do seu site for bem detalhado com metadados e boa profundidade de tópico, o Google estará interessado. Uma boa estrutura semântica é uma das prioridades nos fatores de classificação SERP do Google.


3. Leva a um aumento no engajamento do site

Priorizar o SEO Semântico resulta em um aumento no número de visitantes do site. É possível porque a semântica de SEO usa palavras-chave de cauda longa que trazem taxas de cliques mais altas. Uma palavra- chave de cauda longa consiste em três palavras ou mais.


4. Aumenta sua oportunidade de criar links internos

A ampla visualização de tópicos resultante das práticas semânticas de SEO melhora suas chances de links internos. Ter mais links internos melhora sua classificação SERP. O efeito redireciona os clientes para mais oportunidades de compra.


5. Seu site é visto como um especialista no assunto

Certamente, o SEO semântico carrega uma abordagem detalhada. Ele passa seu site como uma autoridade tópica em conteúdo publicado em sua página da web. Devido à natureza expansiva com que os temas são abordados, seu site se torna uma autoridade perante os buscadores e outros usuários.


Conclusão

SEO é um campo em evolução. O que funcionou no passado está sendo constantemente atualizado hoje. É sempre importante reavaliar o planejamento do site e a estratégia de conteúdo com recursos avançados, como pesquisa semântica.