Nos últimos anos, o marketing de afiliados parece ter se tornado um conceito familiar. Tanto no plano Digital de muitos negócios como também um canal de renda familiar para quem ganha dinheiro online. No entanto, nem todo mundo tem uma compreensão profunda do marketing de afiliados. Vamos também descobrir o que é marketing de afiliados!


O que é Marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma forma de marketing baseado em desempenho. Esta é uma forma de negócios e empresas comercializarem seus produtos e serviços na Internet. Nele, um Publisher promoverá produtos ou serviços para muitos outros Anunciantes e receberá uma comissão por esse método de publicidade por tráfego, vendas ou sucesso de pedido.


Em poucas palavras, o marketing de afiliados, assim como o modelo de afiliados, é frequentemente encontrado em lojas online hoje. Nela, o dono da loja (ou empresa, fornecedor) é chamado de Anunciante; Os colaboradores são chamados de Publishers, cuja tarefa é encontrar clientes para comprar e receber uma comissão por cada cliente bem-sucedido.


No modelo tradicional, muitas vezes há muitas inadequações, cabendo ao lojista (Anunciante) recrutar e orientar cada colaborador (Editor). Ao mesmo tempo, o sucesso do gerenciamento de mercadorias e do rastreamento de pedidos também é um grande problema, afetando os interesses de ambas as partes. Portanto, a Rede de Afiliados é uma importante ponte intermediária, disponibilizando milhares de Publishers para lojistas (empresas) ao mesmo tempo. Editores colaborativos também têm uma variedade de produtos para escolher. Ao mesmo tempo, também fornece uma tabela de gerenciamento de pedidos transparente e rápida, garantindo os interesses de todas as partes.


"O Moçambique tem uma plataforma de comércio eletrônico muito boa, é importante que as empresas escolham a direção certa para se desenvolver ainda mais", disse Do Huu Hung, CEO da Interspace. De acordo com as previsões, a indústria de comércio eletrônico do Moçambique atingirá um valor de 10 milhões de dólares até 2023. E agora, as oportunidades estão abertas para as empresas. Especialmente, o sistema de afiliados da ACCESSTRADE sozinho tem atualmente mais de 600.000 editores participantes.


Anunciante

As pessoas que desejam anunciar (também conhecidas como "anunciantes" ou "varejistas") são conhecidas como aquelas que possuem produtos/serviços e estão dispostas a pagar pessoas para promover seus produtos com canais de marketing online.


Editor

Pessoa física ou jurídica que promove os produtos de um Anunciante por meio de uma rede social, site ou blog e recebe uma comissão do Anunciante. Existem 5 modelos típicos de publicação (execução):

  • Faça afiliados por cashback: Esse é um modelo altamente lucrativo porque tem uma taxa de conversão relativamente alta.
  • Faça links com o conteúdo: os editores criam conteúdo voltado para grupos de clientes específicos e as promoções incluem tipos de conteúdo, como banners com informações sobre produtos e serviços, publicidade de texto, análises de produtos.
  • Faça o link emitindo cupons: Os usuários online são incentivados a usar esses cupons no processo de compra para que se sintam mais lucrativos. A partir daí os afiliados ganham uma comissão, e esse modelo traz benefícios para Anunciantes, Editores e usuários online.
  • Faça Agregação de Afiliados: As plataformas que envolvem vários produtos, ofertas de preços e usuários online são conhecidas como agregadores. Essas plataformas podem ser pensadas como um shopping center, onde os usuários podem visualizar diferentes grupos de produtos e recomendar compras.
  • Implemente a vinculação usando dispositivos móveis: nesse modelo, o Publisher considera os recursos do dispositivo móvel. Além disso, é possível aumentar o reconhecimento e maximizar o tráfego usando as vantagens da plataforma móvel, como o envio de notificações. Os editores móveis podem criar seu conteúdo por meio de aplicativos móveis para fazer marketing de afiliados.


Rede de afiliados

Os intermediários fornecem serviços de ligação entre o Anunciante e o Editor. Pode ser uma empresa ou um indivíduo que tenha a capacidade de atrair um grupo de potenciais clientes para um produto/serviço. As redes de afiliados têm o papel de fornecer um embasamento técnico como links de publicidade, banners, monitorar e avaliar a eficácia da promoção, resolver disputas, arrecadar dinheiro e pagar comissões aos participantes. .


Algumas formas populares de rede de afiliados:

  • Rede de marketing de afiliados através do site
  • Rede de marketing de afiliados por meio da plataforma de mídia
  • Rede de marketing de afiliados por e-mail

Alguns provedores de rede de afiliados populares:

  • Influenciadores: Um indivíduo que tem a capacidade de influenciar as decisões de compra de um grande segmento de clientes. Eles têm seguidores impressionantes, por isso direcionam facilmente os consumidores aos produtos de um vendedor por meio de postagens em mídias sociais, blogs e interações com seus seguidores.
  • Blogueiros: os blogueiros experimentam um produto ou serviço e, em seguida, escrevem uma revisão abrangente que promove a marca para direcionar o tráfego para o site do produto/serviço.
  • Microsites: Esses sites anunciam um site parceiro e são separados do site principal da organização. Ao fornecer conteúdo mais relevante e focado para um público específico, os microsites levam a um aumento de conversões devido a um call to action simples e fácil de entender.
  • Listas de e-mail: as redes afiliadas usam o e-mail para promover os produtos dos vendedores e ganhar comissões depois que os clientes compram os produtos.
  • Sites de mídia de massa: Gerando grandes quantidades de tráfego, esses sites se concentram na construção de um público de milhões de usuários e na promoção de produtos por meio do uso de sites de mídia social, banners e links contextuais de afiliados. Esse método oferece exposição superior e taxas de conversão aprimoradas, resultando em maior receita para anunciantes e afiliados.


Cliente

  • Pessoas que veem diretamente os anúncios do Publisher e realizam uma ação (fazer uma compra, preencher um formulário de registro, ...)
  • Os métodos de marketing de afiliados incluem otimização de mecanismo de pesquisa orgânica (SEO), mecanismo de pesquisa pago (PPC – pay-per-click), marketing por e-mail, marketing de conteúdo e publicidade.
  • O marketing de afiliados é frequentemente confundido com o marketing de referência, pois ambos usam terceiros para impulsionar as vendas aos varejistas. As duas formas de marketing se distinguem por: o marketing de afiliados depende inteiramente da capacidade financeira, enquanto o marketing de referência depende mais da confiança e das relações pessoais.

Epílogo

Acima estão todas as informações e conhecimentos sobre o Afiliado. Espero que o compartilhamento acima o ajude a entender mais sobre o marketing de afiliados.