Embora todos possam criar conteúdo, nem todos podem criar um ótimo conteúdo. Desde abril de 2022, mais de 48 milhões de episódios de podcast foram publicados e não há sinais de que os criadores de conteúdo estejam desacelerando.


Jogadores adicionais estão entrando em cena como resultado de empresas capitalizando a popularidade dos podcasts, resultando em mais conteúdo que agrega valor à sua presença online e ajuda a gerar tráfego para seu site.


O que é ainda melhor é que você não precisa ser um gigante em nenhum setor para iniciar seu programa de podcast. Como criador de conteúdo individual, você pode participar da onda dessa tendência.


5 dicas para criar conteúdo de podcast envolvente

Nesta postagem, compartilharemos as cinco melhores dicas para criar um ótimo conteúdo para iniciantes em podcast.


1. Permaneça na marca

Quando se trata de iniciar um podcast, o aspecto mais importante a considerar é a sua marca. Criar a sua marca significa conhecer o seu propósito ao iniciar o seu espetáculo, definir os temas e assuntos que irá abordar, convidar patrocinadores e convidados que estejam alinhados com os objetivos e valores do seu espetáculo.


Manter-se fiel à sua marca ajudará você a escolher os convidados, anúncios, eventos e patrocinadores certos para o seu podcast. Quando se trata de monetizar seu podcast, você não quer vender seu tempo de antena para qualquer pessoa ou organização. A missão e a visão de sua marca servirão como uma bússola para garantir que você não se perca de vista ou, mais significativamente, seu público-alvo.


2. Crie seu avatar de ouvinte

É hora de criar seu avatar de ouvinte depois de escolher seu tema e construir sua marca. Conhecer seu público é fundamental para qualquer tipo de material. Um avatar de ouvinte retrata seu ouvinte ideal, incluindo como ele acessa os episódios de podcast, o que faz enquanto ouve, quem segue nas mídias sociais e outras qualidades e comportamentos relevantes.


É essencial conhecer seus ouvintes para que você possa criar um conteúdo que os inspire, eduque e entretenha. Aderir ao seu avatar de ouvinte também ajuda você a manter o foco em quem você está tentando alcançar, sendo fiel ao objetivo e à visão do seu podcast.


3. O áudio deve ser perfeito

Seu equipamento faz parte do investimento que você precisará fazer em sua jornada de podcasting. Você pode ter o assunto mais interessante do seu nicho, mas se a qualidade do seu áudio for ruim, você perderá ouvintes em potencial.


Um bom microfone, fones de ouvido e software de gravação e edição são equipamentos de podcasting necessários. Escolher um local tranquilo também é vital e útil para minimizar a limpeza de áudio que você terá que fazer na pós-produção.

A escolha dos microfones certos para o seu podcast será determinada pelos seguintes fatores:

  • Conectividade: Usando um microfone USB plug-and-play ou um microfone XLR que requer hardware adicional. Em comparação com um microfone XLR, que leva mais tempo para configurar e usar, os microfones USB oferecem mais versatilidade e flexibilidade.
  • Número de Usuários: Quantas pessoas você estima que irão ao seu show? Se você participa de seu programa regularmente, investir em uma interface de áudio é obrigatório.
  • Localização: qual é o tamanho da área e quanto ruído ela pode suportar? O tipo de ambiente de gravação que você possui pode aumentar ou diminuir a qualidade do seu áudio.

Outra coisa a considerar ao fazer podcasts é o seu software. Com o grande número de softwares comercializados para criadores de conteúdo, a escolha do melhor software para você pode ser reduzida a software baseado em computador como o Audacity ou software baseado na Web como este em http://melonapp.com/solutions/podcast-recording-software /.


4. Inclua uma chamada para ação

Outro segredo que um iniciante deve saber ao criar conteúdo para seu podcast é a chamada para ação (CTA). Os CTAs são uma excelente técnica para obter a participação do seu público, perguntando o que eles devem fazer e como devem realizá-lo. CTAs são tipicamente instruções que podem ser usadas no mundo real para atender a demanda.


Os CTAs são uma ótima maneira de expandir o alcance do seu programa de podcast, conectar-se com pessoas importantes em seu setor ou converter seus ouvintes em seguidores que comprarão sua mercadoria ou aproveitarão seus serviços. Também é um ótimo método para manter seus ouvintes interessados.


Um exemplo pode ser fazer uma pergunta a ser respondida por um convidado em destaque ou pedir que enviem suas opiniões sobre um tópico sobre o qual você falou. Fazer com que seu público responda às suas chamadas à ação é uma situação em que todos saem ganhando: você obtém feedback deles e suas respostas são lidas em seu programa ou se tornam parte de suas postagens de mídia social ou blog.


5. Não se esqueça das anotações do programa

Os episódios de podcast geralmente duram de 15 a 45 minutos, e sabemos que isso não é suficiente para cobrir tudo sobre um tópico. Seus ouvintes podem querer se aprofundar ou verificar os recursos que você mencionou em seu episódio, então você pode querer adicioná-los às notas do programa.


Certifique-se de fornecer notas de programa com cada episódio que você lançar. As notas do programa podem incluir links para recursos mencionados no episódio do podcast, episódios anteriores, materiais adicionais que eles podem assistir ou ler ou um link para seu site para que possam aprender mais sobre você ou o que você tem a oferecer.


As notas do programa também podem conter a transcrição do seu episódio para melhorar o valor de SEO do seu programa de podcast. As transcrições são mecanismos de pesquisa de conteúdo adicionais que podem 'rastrear' quando ouvintes em potencial pesquisam determinados tópicos.


Resumindo

Compartilhar sua voz em um nicho específico não precisa ser complicado ou caro para iniciantes. Com tantas pessoas e empresas criando seus podcasts, a qualidade do conteúdo que você produz será sua vantagem. A beleza da comunidade de podcasting é que todos os tipos de tópicos e pessoas são bem-vindos para compartilhar seus conhecimentos, entreter ou inspirar seus ouvintes.


Portanto, se você deseja que seus ouvintes sintonizem seu programa de podcast e se tornem um nome familiar na área escolhida, lembre-se de permanecer fiel à sua marca, conhecer seu público, influenciá-los a agir, fornecer mais recursos para utilizar e aprenda e aperfeiçoe como apresentar sua mensagem da maneira mais clara e nítida possível.